SISU Página do Participante 2024

Os estudantes que tem interesse em participar do SISU pode conferir todas as novidades do sistema diretamente na Página do Participante, o que gera maior comodidade e rapidez. O SISU é um dos programas mais importantes desenvolvidos pelo MEC (Ministério da Educação) e através dele milhares de estudantes em todo o Brasil tem a oportunidade de ocupar vagas nas universidades públicas. Se você não sabe como funciona o SISU Página do Participante 2024 saiba que chegou ao post certo. Continue comigo!

SISU Página do Participante 2024
SISU Página do Participante 2024

O que é o SISU 2024

SISU é a sigla para “Sistema de Seleção Unificada” que foi criado e está sob a gerência do MEC desde o seu surgimento ocorrido no ano de 2010. Através dele as instituições de ensino públicas superiores oferecem as vagas para os cursos de graduação aos candidatos interessados que participaram do Enem.

Quem pode fazer o SISU

Para participar do SISU 2024 é necessário que os candidatos atendam aos seguintes requisitos:

  • Ter participado da edição do Enem do ano anterior ao pleito da edição do SISU (ou seja, para participar do SISU 2024 você deve ter feito o Enem 2020);
  • Não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem;
  • Não pode ter feito ENEM na condição de treineiro.

Vale lembrar que se você já tiver participado de alguma edição anterior do SISU e infelizmente não tenha conseguido a vaga desejada poderá fazer uma nova inscrição no sistema, mas para isso deve observar os critérios acima para se candidatar.

SISU Página do Participante 2024

É através da Página do Participante que os interessados no SISU conseguem acompanhar mais facilmente todas as novidades sobre o sistema, inclusive acompanhar o cronograma do SISU e ainda fazer sua inscrição para a seleção.

E com as informações centralizadas, como é o caso da Página do Participante 2024, você não corre o risco de perder as oportunidades que são disponibilizadas. Para se ter uma ideia o SISU costuma abrir o processo de inscrição somente 2 vezes ao ano.

Página do Participante SISU
Página do Participante SISU

Em cada um desses processos o estudante interessado que for participar poderá escolher até 2 cursos de sua preferência para concorrer a uma vaga, cuja disputa deverá ser definida por ele, ou seja, precisará escolher entre participar na ampla concorrência ou então através do modelo de cotas.

E através do SISU Página do Participante 2024 você encontra todas as informações necessárias para fazer sua inscrição e respectivamente realizar o acompanhamento. Confira a seguir o que é preciso fazer para se inscrever no SISU 2024.

Inscrições SISU 2024

 Para se inscrever no SISU 2024 para concorrer a uma vaga em instituição pública de ensino superior é necessário realizar os seguintes procedimentos:

  • Acesse o portal oficial do sistema por meio deste link;
  • Em seguida, você deverá clicar sobre “Fazer inscrição”;
  • Feito isso digite o número de sua inscrição do Enem 2020;
  • Digite a sua senha cadastrada no ENEM;
  • Logo depois você deverá confirmar os dados para que o sistema possa entrar em contato contigo;
  • Agora você deve escolher até duas opções de curso desejado;
  • Se quiser poderá fazer uma pesquisa de vagas por nome da cidade e instituição ou do curso;
  • Ao encontrar o curso desejado você pode clicar em “Mais detalhes” e verificar quais são as modalidades disponibilizadas;
  • Leia com atenção sobre as modalidades disponíveis e escolha uma para concorrer através do botão “Escolher esta modalidade”;
  • Em seguida você deverá conferir os dados que forneceu ao sistema e verificar qual é a documentação exigida pela instituição pleiteada;
  • Assim que verificar que está tudo correto só clicar sobre “Confirmar minha inscrição”.
Como se Inscrever no SISU 2024
Como se Inscrever no SISU 2024

 Após ter finalizado a inscrição você pode fazer alterações das opções de curso desejado durante todo o processo do período de inscrições, pois será considerado válido a última alteração registrada.

Nota de Corte SISU 2024

Trata-se do cálculo realizado pelo SISU diariamente para todos os cursos para definir a menor nota necessária de classificação de um candidato para se obter uma vaga. O cálculo leva em consideração a quantidade de vagas disponibilizadas e o número total de candidatos inscritos.

Resultado SISU 2024

O resultado do SISU pode ser consultado diretamente no boletim do candidato clicando aqui.

Consultar Resultado SISU
Consultar Resultado SISU

 Espero que este artigo tenha te ajudado. Compartilhe-o agora nas redes sociais.

5/5 - (5 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *